Voltar ao topo

Tendências de gestão empresarial para 2023: como começar o ano com o pé direito? 

Fazer um balanço do ano que passou, definir metas, reavaliar processos. Aprenda a fazer um planejamento efetivo e tenha mais resultados no próximo ano.

Sabemos que muitas empresas ainda lutam para superar a crise deixada pela pandemia do coronavírus nestes últimos anos. É por isso que acompanhar as tendências e se antecipar fazendo um planejamento efetivo para a sua gestão empresarial é um jeito de se destacar em 2023 e sair na frente da concorrência no mercado.

Antes de mais nada, é fundamental fazer um balanço de tudo que rolou em 2022 para, assim, estabelecer as novas metas e objetivos que quer atingir com seu negócio. Além disso, você deve identificar os pontos de melhoria em seus processos para garantir o crescimento no próximo ano.

Foi pensando em te apoiar nessa missão que preparamos este conteúdo com as principais dicas e tendências para você incluir na sua gestão empresarial de 2023 e começar o ano com o pé direito. Vamos lá?

Por que elaborar um planejamento para a gestão de sua empresa?

É de praxe que, com a chegada do final do ano, as pessoas passem a refletir sobre o que conquistou no decorrer dos últimos doze meses e tire um momento para definir suas próximas metas e objetivos. Então, por que que com as empresas deveria ser diferente? Se você gere uma organização, é crucial realizar esse momento de reflexão.

O planejamento de uma nova gestão empresarial é sempre uma nova oportunidade de otimizar o seu negócio, se antecipar aos desafios e, principalmente, colher melhores resultados no futuro. 

Ao desenvolver uma estratégia bem-sucedida, você consegue ter uma maior clareza sobre o papel de seu empreendimento no mercado. Isso acontece, pois os objetivos são determinados em função da visão e dos valores futuros da empresa. 

Além disso, ao identificar variáveis internas e internas da empresa como parte do processo de planejamento, você será capaz de compreender melhor quais técnicas serão mais eficazes no crescimento de sua empresa em diferentes situações.

Tendências para 2023: como montar uma gestão empresarial de sucesso

Para fazer um planejamento bem-sucedido para 2023 é importante que o empreendedor saiba onde quer  chegar com seu negócio, ou seja, quais os objetivos almejados. Apenas assim será possível utilizar as tendências em gestão a seu favor.

Você deve ter clareza sobre os objetivos gerais da gestão empresarial e garantir que eles se conectem com a missão e origem da sua existência. A partir disso será possível incluir as tendências a seguir em seu planejamento e, assim, começar o próximo ano com o pé direito em sua gestão empresarial.

Confira as principais tendências para a gestão empresarial em 2023:

Flexibilidade no modelo de trabalho

Com a chegada da pandemia, as empresas precisaram se reinventar para garantirem a continuidade de seus negócios no momento de isolamento social. Foi nesse contexto que o trabalho híbrido tomou forças e se mostrou efetivo para a maioria dos negócios. 

Com isso, muitos colaboradores passaram a preferir a modalidade híbrida – em que passam parte do tempo trabalhando no escritório e outra em casa – como melhor formato de trabalho. 

Desse modo, as empresas não podem mais ignorar a flexibilidade em seus modelos de trabalho. Por isso, é necessário que isso esteja presente no planejamento da gestão empresarial no próximo ano. 

Além de ser popular entre os colaboradores, o modelo híbrido proporciona diversas vantagens para as empresas, como a economia. 

Portanto, é preciso entender se esse formato flexível funciona bem para a sua empresa e para seus colaboradores e, assim, colocá-lo em prática em 2023 e conquistar melhores resultados.  

Adotar práticas de ESG 

Um assunto que está muito em alta nos últimos meses é a tendência ESG, que nada mais é do que a sigla em inglês de Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português).

Na prática, consiste em ações corporativas que levam em consideração o cuidado com o meio ambiente, além de promover um impacto social positivo e adotar uma conduta ética no mundo dos negócios. 

Atualmente, a prática ESG tem se tornado mais importante com os avanços do mundo digital em diversos setores e um mercado cada vez mais exigente em relação a pautas sustentáveis. As empresas passaram a ser avaliadas não apenas pelo serviço e produto que entregam, mas por sua atuação em favor dessas questões tão importantes para o planeta.

Logo, é necessário que processos e sistemas corporativos sejam repensados e essa prática seja incluída na gestão empresarial.

Automação de processos com sistemas de gestão

Devido ao avanço da Transformação Digital e a adoção de Cloud Computing e Inteligência Artificial na rotina corporativa, as empresas têm percebido como é possível utilizar a tecnologia a favor de sua agilidade, redução de erros e economia (de tempo e dinheiro).

Com isso, a automação tem se destacado, já que pode oferecer justamente isso: agilidade e maior qualidade dos processos. Ela pode garantir mais tempo para as equipes e os empresários podem focar no que realmente importa: seu core business.

A Inteligência Artificial é outra tendência que se destacará em 2023 na gestão empresarial. Os empreendedores devem buscar por sistemas de gestão integrados e inteligentes para evitar erros humanos e conseguirem analisar seus dados de forma mais efetiva, tendo assim, insights úteis para suas tomadas de decisões.

Auxílio especializado de uma consultoria

Por último, uma tendência importante para o próximo ano será a contratação de empresas especializadas que sejam capazes de se tornar verdadeiros parceiros de negócio. 

Por meio da parceria certa, a empresa conseguirá enfrentar de forma mais certeira o contexto econômico e político atual do país. Assim, ao buscar apoio especializado, você poderá ter sucesso em seu planejamento de gestão empresarial no próximo ano. 

Conte com o nosso apoio nessa missão de evolução! Podemos lhe fornecer a consultoria necessária para um 2023 de muitas realizações. Entre em contato conosco agora mesmo.

Author avatar
Alex Ferreira
Diretor de Projetos, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) – atuando como professor universitário em cursos superiores e de pós-graduação. Além de coordenação de projetos de consultoria em marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão empresarial, treinamentos e palestras.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência.