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Como estruturar um pós-venda eficiente?

O cliente é o centro do negócio de qualquer empresa e por isso, é necessário desenvolver estratégias eficientes para atraí-los e satisfazê-los. No entanto, o que muitas organizações se esquecem é que o trabalho não deve parar por aí.

 

Muito mais do que atrair novos clientes para aumentar as vendas, é muito importante retê-los. Desenvolver um relacionamento e manter os consumidores atuais é crucial para os negócios. Mas afinal, como fazer isso? Desenvolvendo um pós-venda eficiente.

 

O pós-venda é a etapa que começa quando o cliente fecha um negócio com sua empresa. A partir daí, todos os passos seguintes devem ser muito bem estruturados para que o produto ou serviço adquirido chegue até as mãos do comprador da melhor forma possível.

 

Desse modo, além de ter uma ótima equipe de vendas que atenda bem seu público, você precisa investir na estrutura da pós-venda. Caso contrário, esses clientes não retornarão e sua empresa precisará gastar cada vez mais para atrair novos compradores.

 

Quer entender como estruturar um pós-venda eficiente e que proporcione mais resultados para seu negócio? Continue lendo!

 

O que é pós-venda e qual a importância?

O pós-venda, como explicamos acima, é todos os processos que sucedem o ato de fechar uma compra. Ele é fundamental para a fidelização dos consumidores, no entanto, ainda é uma etapa muito negligenciada pelas empresas.

 

No pós-venda, a empresa deve reunir diversas estratégias para entregar a melhor experiência após a compra possível a seus clientes, antecipando e sempre atendendo às suas necessidades. Desse modo, é possível gerar um valor recorrente para os consumidores.

 

O objetivo principal do pós-venda é justamente criar (e manter) um relacionamento duradouro e próximo aos clientes.

 

Ter esse processo estruturado, é um grande diferencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Inclusive, é um dos principais diferenciais que fazem o público se lembrar de sua marca entre tantas outras e voltar a fechar negócio.

 

Além de manter um bom relacionamento com os clientes, o pós-venda é importante para as empresas, pois ajuda na economia de recursos e investimentos no momento de ser lembrado no mercado. Afinal, os clientes já vão conhecer sua marca e seus produtos. 

Desse modo, você poderá economizar, direcionando seus investimentos ao que realmente importa no seu negócio. 

 

Outra grande vantagem de investir no relacionamento com clientes no pós-venda é que isso ajuda a criar um público que defende a marca.

 

Como estruturar um pós-venda eficiente?

Há vários processos que devem fazer parte de seu pós-venda para que sua empresa consiga criar um laço eficiente com os clientes. Mas o mais importante de tudo é: esteja preparado para realmente ouvir os seus consumidores e implementar as mudanças necessárias para que as experiências deles sejam as melhores possíveis. Afinal, quem melhor para direcionar o pós-venda do que os clientes que realmente vivenciaram o processo, não é mesmo?

 

A partir disso, sua empresa pode seguir alguns passos, tais como:

 

1. Ouça atentamente os feedbacks

Como acabamos de explicar, criar um canal para receber o depoimento e opinião dos clientes é fundamental. Desse modo, sua empresa conseguirá entender e estruturar um pós-venda que realmente atenda as necessidades dos clientes.

 

2. Ofereça suporte

Outro passo importante é ter um sistema de suporte adequado para os consumidores. Desse modo, eles terão a quem recorrer caso tenham algum problema com sua compra. É crucial que sua empresa tenha funcionários exclusivos para essa função, já que o tempo de resposta para um problema pode determinar se o atendimento foi considerado positivo ou não. 

 

Ou seja, quanto mais rápido você conseguir dar suporte aos clientes, melhor será a percepção dele sobre a sua marca e as chances de ele voltar a fazer negócio com você serão maiores.

 

3. Utilizar pesquisas de satisfação do cliente

Enviar pesquisas de satisfação do cliente também é uma maneira rápida e fácil de obter o feedback dos seus clientes sobre seus produtos e serviços. Isso irá ajudá-lo a entender o quanto seus consumidores estão satisfeitos.

 

4. Manter a comunicação

Muitas empresas após fazerem a venda, não mantêm mais nenhuma comunicação com os consumidores e, por isso, podem acabar perdendo novas oportunidades. Portanto, crie automações para enviar comunicados e oferecer novos produtos e ofertas para os seus clientes. Desse modo, você não deixará que seu público se esqueça da sua marca.

 

5. Ofereça benefícios

Para mostrar que sua empresa se importa verdadeiramente com os clientes e que preza por esse relacionamento, é fundamental oferecer cupons de descontos ou outras vantagens para esses consumidores. Assim, eles perceberão o quanto é vantajoso se manter fiel a sua marca.

 

Percebeu como um processo de pós-venda bem estruturado e eficiente pode trazer benefícios para os seus negócios? Por meio de uma boa gestão de vendas e pós-vendas, sua empresa pode se destacar no mercado.



Quer ajuda para estruturar o seu pós-venda? Entre em contato conosco agora mesmo!

Alex Ferreira
Alex Ferreira
Diretor de Projetos, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) – atuando como professor universitário em cursos superiores e de pós-graduação. Além de coordenação de projetos de consultoria em marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão empresarial, treinamentos e palestras.

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