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Custos e precificação de uma empresa: vale a pena investir em uma consultoria?

 Saber como definir os custos e precificação dos serviços e/ou produtos de uma empresa é peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Com uma prática correta, a organização pode garantir seu lucro, manter seu capital de giro sempre no positivo, evitar prejuízos e não ter problemas com imprevistos.

 

No entanto, grande parte das organizações enfrentam muitos desafios no momento de precificação. Pode parecer simples, mas esse processo é muito mais complexo no mundo dos negócios. Isso acontece, pois muitos empreendedores não entendem todos os custos envolvidos em seus processos no momento de cobrar por um produto e/ou serviço. 

 

É necessário considerar questões internas, o valor agregado da marca sob a percepção dos clientes, a margem de lucro desejada, além de tributos, concorrentes, padrões de mercado, entre diversos outros fatores.

 

Desse modo, caso a sua empresa não tenha um especialista em sua equipe capaz de analisar todo esse cenário provavelmente enfrentará problemas ao tentar praticar preços correntes no mercado que, ao mesmo tempo, satisfaçam seus clientes e garantam um bom faturamento para seu negócio.

 

Diante de tudo isso, como uma organização pode resolver esse problema? Contratar uma empresa especialista que forneça serviço de consultoria de custos e precificação pode ser a estratégia certa para gerar lucros. Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

 

O que é precificação?

De forma resumida, a precificação é o processo de colocar preços nos produtos e/ou serviços de uma empresa. No entanto, ainda que pareça fácil, não é uma tarefa simples. Na prática, exige muitos cuidados diferentes.

 

Em tese, existem diferentes métodos de precificação que a empresa poderá adotar de acordo com suas demandas e especificidades. No entanto, de forma geral, alguns pontos devem ser considerados no processo:

  • Os custos fixos da empresa: é necessário saber quanto a organização gasta na produção de seus produtos/serviços;
  • Os custos variáveis: além dos valores fixos, você deve considerar todos os valores gastos para vender o produto/ serviço;
  • O lucro: é preciso determinar qual a taxa de lucro que a empresa pretende ter de retorno sobre cada produto/serviço oferecido;
  • Tributos: cada tipo de empresa tem diferentes impostos que devem ser considerados; 
  • O próprio mercado: você deve conhecer o padrão de preços do mercado para o mesmo tipo de produto/serviço. 

Quais os problemas em não precificar corretamente?

Errar nos custos de seus produtos e/ou serviços pode acarretar em muitos problemas para seu negócio, impedindo que sua empresa gere lucros. 

 

Além disso, sua empresa pode ficar para trás dos concorrentes no mercado, já que, com preços muito baixos ou muito altos, seu empreendimento não estará no mesmo nível dos concorrentes. 

 

A perda de clientes também é uma consequência da precificação incorreta. Os consumidores podem mudar a percepção de valor que tinham de sua marca, deixando de comprar dela. 

 

Desse modo, ao definir preços corretos, é possível satisfazer os consumidores, se manter competitivo diante dos concorrentes e melhorar os resultados da empresa.

Vale a pena investir em uma consultoria de custos e precificação?

Como você pôde ver,  realizar a precificação não é uma tarefa fácil, mas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, contratar uma empresa especializada nesse tipo de processo pode ser a solução para seu empreendimento.

 

Uma consultoria que oferece o serviço de precificação é capaz de ajudar empresas com dificuldades para determinar o preço de vendas de seus produtos/serviços, identificar os cursos fixos e variáveis, margem de contribuição e ainda avaliar quanto está sendo gerado de lucro.

 

Desse modo, sua empresa poderá contar com diversas vantagens, tais como:

  • Aprender como ter uma melhor rentabilidade;
  • Conhecer detalhadamente e ter controle de todos os custos fixos e variáveis;
  • Identificar prejuízos e saber exatamente onde fazer cortes para aproveitar mais os recursos disponíveis; 
  • Definir qual é a margem de lucro ideal para o crescimento do negócio;
  • Garantia que sua empresa segue uma precificação justa diante do mercado; 
  • Ter apoio de especialistas na tomada de decisão para diminuir ou aumentar os preços quando necessário;
  • Garantir que a empresa seja saudável e competitiva.

Viu como uma consultoria pode agilizar a precificação e trazer mais resultados para o seu negócio? Fale conosco e entenda como a Egrégora lhe ajudar hoje mesmo!

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Alex Ferreira
Diretor de Projetos, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) – atuando como professor universitário em cursos superiores e de pós-graduação. Além de coordenação de projetos de consultoria em marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão empresarial, treinamentos e palestras.

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