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Prospecção ativa: o que é e como ter sucesso ao atrair clientes para seu negócio?

Saber buscar por novos clientes em potencial é um trabalho árduo, mas, quando feito da forma correta, pode garantir o sucesso das vendas.

Se você trabalha com vendas, provavelmente sabe que prospectar novos clientes é um grande desafio que as empresas precisam enfrentar no dia a dia. Com um mercado cada vez mais sobrecarregado e consumidores mais exigentes, os profissionais dessa área precisam se reinventar e buscar técnicas mais efetivas para conseguirem se destacar dos concorrentes.

É nesse contexto que a prospecção ativa se torna importante. Ela é uma técnica usada para encontrar possíveis clientes por meio de estratégias de pesquisa e contato. 

A realização de uma prospecção eficiente é crucial para aumentar a presença de sua marca no mercado, além de garantir o aumento do volume de vendas, estimulando o crescimento dos rendimentos de seu negócio.

E como todos sabemos, aumentar a base de clientes e fechar mais negócios é o objetivo de qualquer organização que visa ter sucesso. Portanto, que tal aprender o que é prospecção ativa e saber como colocá-la em prática?

 

No post de hoje, iremos ajudá-lo a desvendar de uma vez por todas o segredo de como fazer uma prospecção ativa de sucesso. Vamos lá?

 

O que é prospecção ativa?

Prospecção ativa é um modelo de prospecção que utiliza pesquisa e contato para identificar, atrair e captar os clientes em potencial corretos para cada tipo de negócio. 

Essa técnica é uma das mais eficazes para gerar mais leads e aumentar as vendas, pois ela é capaz de descobrir (por meio da pesquisa) os leads que realmente se adequam ao perfil de seu negócio e poderão se interessar por seus produtos e/ou serviços.

A partir disso, os profissionais que seguem esse tipo de prospecção conseguem agir ativamente, iniciando uma conversa (o contato) para apresentar a proposta de valor de sua empresa para os futuros clientes.

A prospecção ativa já existe há muitos anos e, inicialmente, era feita de forma offline, por meio do Outbound Marketing, que consistia em ligações telefônicas e publicidade offline. Agora, com o avanço do mercado digital e a chegada do Marketing Digital, ela se modernizou e passou a aproveitar as novas tecnologias para otimizar seus resultados.

O marketing digital pode proporcionar novas ferramentas para aprimorar os resultados da prospeção, como o e-mail de prospecção, redes sociais, anúncios patrocinados e a produção de conteúdos para cada estágio do funil de vendas de acordo com o estágio da jornada de cada cliente.

Quais os benefícios da prospecção ativa para os negócios?

Ao utilizar essa estratégia de prospecção, as empresas conseguem conquistar resultados mais concretos e rápidos para os negócios. Agora, com a ajuda do marketing digital, é possível realizar essa tarefa sem ser invasivo, realmente entrando em contato com os consumidores que podem se interessar pelos seus serviços.

 

Os principais benefícios de uma prospecção ativa são:

  • Reduz o ciclo de vendas e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC): essas métricas são vitais para a sobrevivência do negócio e impactam diretamente no ROI. Portanto, a prospecção ativa pode ajudar já que pode direcionar os vendedores para os clientes em potencial certos. Assim, é possível economizar custos e tempo.  
  • Otimiza a qualificação de clientes: com a prospecção ativa, é possível conhecer “o perfil ideal de clientes”, desse modo, o time comercial pode buscar apenas os contatos que se encaixam nesse padrão, fazendo melhores negociações e qualificando corretamente os leads.
  • Eleva a taxa de conversão: ao conhecer a jornada dos consumidores e controlando o funil de vendas de seu negócio, é possível utilizar as abordagens corretas com cada contato, direcionando-o da melhor forma até o fechamento da compra, aumentando as taxas de conversão. 
  • Melhora o ROI: outra métrica que sentirá o impacto positivo dessa estratégia é o ROI, já que será possível economizar no processo, conquistando resultados mais rápidos e bem-sucedidos.

Como melhorar a prospecção de clientes de forma ativa?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é prospecção ativa e seus benefícios, é o momento de seguir algumas técnicas para melhorar seus resultados. Veja como a seguir:

1. Determinar o perfil ideal de cliente

Antes de captar e reter novos clientes, é importante saber por onde começar. Você sabe quem exatamente é seu público e irá se interessar por seus serviços? Para uma prospecção ativa de sucesso, é importante que sua empresa defina qual o perfil ideal de clientes.

 

2. Definir quais canais de comunicação utilizar

Ao definir o perfil ideal de cliente, você saberá onde encontrá-los. Desse modo, poderá determinar quais canais de comunicação serão mais efetivos para fazer o primeiro contato com eles.

 

3. Estudar o mercado

Conhecer seu mercado e estar preparado será fundamental para identificar as necessidades e desejos de seus consumidores para que sua empresa consiga se antecipar e conquistar bons resultados. 

 

4. Utilize o marketing digital  

Como já citamos nesse texto, o avanço da tecnologia e as estratégias de marketing digitais são verdadeiras aliadas da prospecção ativa. Esteja pronto para criar campanhas efetivas para fisgar novos prospects e trabalhá-los até que se tornem clientes.

 

5.  Procure uma consultoria para ajudar trazer resultados mais rápidos

Encontrar parceiros que sejam especialistas em prospecção ativa pode ser um grande diferencial para sua empresa se destacar no mercado. Desse modo, sua empresa irá contar com profissionais experientes que entendem seu negócio e conseguem extrair os melhores resultados.

 

Por meio de uma consultoria comercial e de vendas, será possível ter um plano de ações mais eficiente, além de um time preparado ao lado que irá auxiliar na sua implementação e avaliação. Logo, sua empresa conseguirá administrar melhor todas as informações que possui de seus clientes, produtos e vendas.

 

 

A partir disso, será possível tomar melhores decisões, o que possibilitará à sua empresa vender mais e melhor. Quer conhecer um time preparado para oferecer um serviço de consultoria? Entre em contato conosco agora mesmo.

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Alex Ferreira
Diretor de Projetos, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) – atuando como professor universitário em cursos superiores e de pós-graduação. Além de coordenação de projetos de consultoria em marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão empresarial, treinamentos e palestras.

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