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O Método SMART

Atualmente, existe várias ferramentas para auxiliar o empresário na elaboração do planejamento estratégico empresarial. Todas têm a mesma finalidade, traçar metas e objetivos. Uma ferramenta que pode lhe ajudar a estabelecer suas metas e objetivos é o método S.M.A.R.T.

O que é método S.M.A.R.T?

A sigla S.M.A.R.T é um acrônimo que de forma inteligente fornece critérios para orientar no estabelecimento de metas e objetivos. Esta metodologia de planejamento estratégico é utilizada em grande escala por empresas de todos portes que precisam crescer de forma acelerada e conquistar mercado e/ou investidores.

A metodologia de planejamento estratégico S.M.A.R.T., é atribuída a George Doran, então executivo da Washington Water Power, que em 1991 a apresentou no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” – Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração (tradução livre).

Até Peter Drucker, faz apologia a esta ferramenta em seus livros e artigos!

Abaixo veja um exemplo de como funciona esta ferramenta.

Método S.M.A.R.T na prática

  • Specific (Específica)

O primeiro passo para se implementar a metodologia S.M.A.R.T como ferramenta é definir um objetivo específico. Uma meta Specific (Específica), tem que ser facilmente interpretada pelos gestores e colaboradores da entidade. Para definir uma meta específica o empreendedor pode reunir sua equipe ou elaborar de modo individual seu planejamento. A ideia por traz desta meta é promover a reflexão sobre onde se deseja chegar.

Confira agora um exemplo prático de meta específica:

Elevar a conversão de leads qualificados das campanhas de marketing online.

Depois de definir todos os objetivos específicos de sua matriz S.M.A.R.T., responda as seguintes questões:

  • O que eu quero com essa meta?
  • Quem é responsável por ela?
  • Onde ela deve ser realizada?
  • Como ela será batida?
  • Por que ela existe?

Fuja de más interpretações, no momento de elaborar as metas, especifique ao máximo sua estratégia levando em consideração aspectos coerentes com a realidade da empresa.

  • Measurable (Mensurável)

Parafraseando o mestre Peter Drucker: “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Depois de especificar os objetivos e metas devemos ser capazes de mensurá-los. Para mensurar suas metas S.M.A.R.T., responda a seguintes perguntas:

  • Que resultado é esperado com a meta?
  • Como esse resultado pode ser mensurado?
  • Em quanto tempo ele deve ser alcançado?

Estabeleça critérios concretos para medir o progresso de cada objetivo, evite analisar dados distorcidos ou que passaram por gerenciamento de resultado.

Voltando ano nosso exemplo prático anterior, como mensurar o objetivo proposto:

Após levantar os resultados anteriores constatou-se um crescimento nas vendas oriundas das campanhas de marketing online de 2%, ou seja, representa X% do indicador receitas de venda/número de leads convertidos.  Para os próximos dois meses a diretoria juntamente com os gestores de marketing precificaram o crescimento de 20% deste mesmo indicador.

Independentemente do objetivo que se queira alcançar, ao se mensurar a sua meta, sempre faça o acompanhamento da relação meta versus período de tempo estipulado para se concretizar o objetivo proposto.

  • Attainable (Atingível)

As metas e os objetivos propostos precisam ser realístico e relevante. Não adianta criar padrões, processos, metas, objetivo se você não pode alcançá-los. Para definir metas tangíveis, você deve sempre analisar o desempenho passado e atual, e traçar objetivos com a realidade do mercado no qual sua empresa está inserido.

Mais do que levantamento de várias perguntas, a definição de uma meta atingível exige reflexão. O empreendedor deve olhar para dentro da empresa, levantar seus pontos fortes e fracos, analisar concorrentes e oportunidades no mercado, estudar os recursos disponíveis que estão sendo explorados, e os potenciais que ainda não foram explorados pela empresa, mas podem potencializar os resultados almejados.

Nessa análise, considere os seguintes pontos:

  • Do ponto de vista financeiro, a meta parece realizável?
  • Qual o investimento necessário?
  • O que pensam aqueles diretamente envolvidos no esforço exigido pela meta?

As métricas devem ser bem definidas e estruturadas com cautela, a fim de evitar insatisfação, frustração e desmotivação de toda equipe envolvida, que posteriormente serão cobrados por algo aquém de suas possibilidades.

  • Relevant (Relevante)

Estruturar metas e objetivos relevantes para os envolvidos em todo processo é uma das chaves para se alcançar os resultados almejados. A relevância das metas e objetivos traçados tem uma correlação positiva com a motivação de todos envolvidos. Isto vale para toda cadeia, gestores, colaboradores e principalmente aqueles que estarão na linha de frente do processo.

  • Por que determinada meta e objetivo é importante para a empresa?
  • Está alinhado com a visão e missão da empresa?
  • Está de acordo com as necessidades da empresa e consequentemente dos clientes?

É importante analisar se as metas e objetivos estão consistentes com outros objetivos da empresa de curto e longo prazo. O ponto-chave é analisar a relevância das metas e objetivos de forma macro, observando e analisando tudo e acompanhá-las constantemente.

  • Time Based (Temporal)

Como já mencionado é necessário ter um prazo. Uma meta sem prazo, provavelmente nunca será batida, assim, toda estrutura do método S.M.A.R.T. deve estar associada a um período temporal para ser realizado.

Ao estruturar o plano de ações, defina um cronograma com previsão e datas para cada tarefa. Você precisa de um planejamento para realizar as metas e objetivos. Lembre-se tudo vai depender do nível de comprometimento de todos envolvidos para tudo funcionar e assim chegar no resultado desejado.

Não elabora um cronograma engessado que não possa sofrer ajustes. Mas é importante tentar seguir exatamente da forma que foi estabelecido.

Conclusão

A definição de objetivos e metas pode parecer muito complexo, mas acredite, é muito compensador quando conseguimos fazê-lo.

Agora que você entende como funciona a metodologia S.M.A.R.T., coloque na prática e melhore a estrutura das suas metas.

Lembre-se, um consultor empresarial especializado vai lhe ajudar todo processo. Nós da Egrégora Consultoria Empresarial temos uma equipe altamente preparada para lhe ajudar nesta missão.

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Alex Ferreira
Alex Ferreira
Diretor de Projetos, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) – atuando como professor universitário em cursos superiores e de pós-graduação. Além de coordenação de projetos de consultoria em marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão empresarial, treinamentos e palestras.

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