Voltar ao topo

Cinco lições de Liderança com Nelson Mandela

Nelson “Madiba” Mandela foi mais do que um líder político sul-africano, foi um herói mundial em sua cruzada pela paz.

Além do legado de esforços pelo fim do apartheid, das diferenças raciais, na luta pelos direitos iguais e pela paz entre os povos, Mandela mostrou a todos como a sua liderança positiva inovou e construiu os sonhos e realizações de uma nação. Sob esse ponto de vista, confira algumas valiosas lições de liderança que Madiba nos proporcionou em uma pequena parte de seu extenso e rico legado.

 1. “Um bom líder pode se envolver em um debate sincera e completamente, sabendo que no final ele e o outro lado devem estar mais próximos e, assim, saírem mais fortes. Você não tem idéia de quando você é arrogante, superficial e desinformados.”

A mensagem que Mandela nos deixa é que todos devemos estar abertos ao diálogo e dispostos a entender os mais variados pontos de vista. Assim, como líder de sua equipe, ouví-la é fundamental para se assegurar de tomar a melhor decisão possível e, ao mesmo tempo, envolver a equipe para que a decisão final seja “comprada” pelo grupo, e não imposta pelo líder. Em outras palavras, uma liderança onde os liderados também possam se sentir parte da decisão e não apenas cumprindo ordens do chefe.

2. “É melhor liderar por detrás e colocar os outros na frente, especialmente quando você comemora quando coisas boas ocorrer. Você toma a linha de frente quando há perigo. Então as pessoas vão apreciar a sua liderança. “

A lição de humildade e respeito contida nessa frase de Madiba mostra o quanto se tem a aprender sobre como lidar com as pessoas. No seu time, ou grupo de trabalho, o sucesso deve ser sempre compartilhado com todos que, direta ou indiretamente, fizeram parte do resultado final. A conquista deve ser coletiva. Por outro lado, se ao primeiro sinal de problema ou riscos para o seu trabalho, projeto ou negócio, o líder exercer o seu papel, ficará claro o quanto esse líder não estava preparado para tanto. É importante assegurar firmeza e demonstrar apoio a todos da equipe, tomando a frente das ações e direcionando cada um para amenizar os perigos e corrigir a rota (se necessário), acalmando o time e direcionando-os novamente para o caminho.

3. “Discursos longos, o tremor de punhos, as batidas de tabelas e resoluções com palavras fortes fora de contato com as condições objetivas não causam ação das massas e podem fazer uma grande quantidade de danos para a organização e o esforço que servimos.”‘

No mundo corporativo, existem muitos casos de lideranças com os chamados “líderes de powerpoint”, que preparam apresentações e discursos eloquentes e motivacionais ou os líderes com excelente comunicação e oratória, mas que não condizem com aquilo que se espera ou aquilo que deveria ser feito. Em outras palavras, a equipe entende as atitudes do líder como reflexo do próprio estilo de liderança. Se o grupo perde a confiança no líder ou na sua capacidade de liderar, há o risco de cada um escolher seu próprio caminho a seguir, podendo trazer riscos e perigos desnecessários para as organizações e seus projetos. Deve-se então exercer uma liderança como o próprio Mandela exercia, liderando pelo exemplo.

4. “Os verdadeiros líderes devem estar prontos a sacrificar tudo pela liberdade de seu povo.”

Outra valiosa lição que pode ser aprendida e extraída da vida de Nelson Mandela está na dedicação e na paixão em defender seu povo e seus liderados. Trazendo esse ensinamento para o mundo corporativo, o líder de sua equipe deve ter em mente que a equipe é importantíssima para o sucesso do projeto ou do empreendimento. Assim, o líder também deve ser capaz de defender os interesses e reivindicações do grupo, sejam eles positivos ou não para a empresa (num primeiro momento). Estar atento ao que a sua equipe diz ou requer para a execução do trabalho para atendê-los, fornecendo as ferramentas e buscando as soluções necessárias, pode ser a chave para que o negócio traga os benefícios esperados.

5. “O que conta na vida não é o simples fato de que temos vivido. É o que temos feito de diferente para a vida dos outros que irão determinar o significado da vida que levamos.”

Ser líder exige muita dedicação, esforço e vontade de aprender. Ao mesmo tempo, também demanda capacidade de entender as pessoas e auxiliá-las, direcionando-as e aconselhando-as sobre os melhores caminhos e as melhores atitudes. Dessa maneira, uma boa liderança reflete-se não apenas no ambiente de trabalho, mas em todos os aspectos da vida de seu liderado, tanto no profissional quanto no pessoal. Bons líderes deixam marcas em cada um de seus liderados, inspiram e geram admiração pelo trabalho desempenhado. Ótimos líderes formam excelentes pessoas e deixam um legado na vida de cada um de seus liderados, assim como Nelson Mandela fez com todos aqueles que, em algum momento de suas vidas, conheceram suas ações.

Author avatar
Alex Ferreira

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência.