Os 6 Hábitos para ter uma Empresa Saudável

Eu elenquei os 6 hábitos para ter uma empresa saudável que, em especial, seus empresários e gestores devem perseguir, para serem prósperas.

O mundo corporativo tem se tornado extremamente agressivo e competitivo, ainda assim, são os modelos de comportamento que, solidificados, transformam as empresas em prósperas ou não.

Quase sempre, são esses modelos de comportamento que interferem o fluxo natural da evolução empresarial, colaborando ou prejudicando o futuro dos negócios.

Então vamos aos hábitos.

  1. Seja o exemplo para sua equipe

Não adianta esperar que a equipe se comprometa com os resultados da empresa se o empreendedor ou a gerência não se comportam como exemplo para eles.

Pequenas atitudes diárias podem promover ou corromper a capacidade de geração de resultados e motivação de uma empresa.

A equipe, tal qual nossos filhos, agem e reagem conforme seus superiores assim o permitem. Por isso, seu exemplo é, fundamentalmente, o reflexo de seus resultados empresariais. Seja o exemplo a ser seguido.

 

  1. Controle tudo delegando o máximo

Ter o controle de tudo o que acontece na empresa é fundamental, especialmente para as pequenas, ainda assim, é quase impossível controlar tudo sozinho.

Aprender a delegar, gerenciando necessidades e recursos, é uma das fórmulas mais importantes para o sucesso das empresas. Controle e Delegue.

 

  1. Não desperdice recursos

Os recursos sempre foram os atributos mais escassos de qualquer empresa, especialmente aqui no Brasil. Recursos financeiros, humanos, de materiais dentre outros são muito caros para desperdiça-los.

As margens de contribuição das empresas estão cada vez mais espremidas e qualquer desvio ou aumento não planejado nos custos e nas despesas corporativas, vão consumir recursos não previstos que fatalmente inviabilizarão o negócio no futuro.

Sempre digo a meus clientes que um pouquinho de desperdício todos os dias, formam um montão de dinheiro no final de cada mês e, pior, quando não percebido, o desperdício se torna cada vez mais danoso. Cuide de seus recursos como se fossem acabar.

 

  1. Abandone a procrastinação

Deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é quase igual a deixar para amanhã o que jamais será feito.

Sua empresa precisa de seu máximo todos os dias, seu emprego precisa de seu máximo todos os dias.

O mundo corporativo é cada dia mais competitivo e, se você não acelerar o passo, alguém ou algum concorrente passará por cima de você sem dó e nem piedade até porque todos desejam o mesmo: Ter e ser uma empresa de sucesso e, o sucesso chega mais rápido par quem age mais cedo. Tenha pressa.

 

  1. Esteja ao lado de quem te empurra para frente

Uma das coisas que a vida tem me ensinado é que nós somos muito parecidos com a média das pessoas com quem convivemos diariamente como diria Jim Rohn, “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”.

Se você tem convivido muito com pessoas pessimistas, aquelas que só assistem TV para saber dos assassinatos, das falcatruas na política, das traições, dentre outras coisas ruins, fuja dessas pessoas. Elas são tóxicas e sugam suas boas energias, minando sua capacidade de gerar resultados positivos e isso vai afetar seu trabalho e sua empresa.

Esteja rodeado de pessoas alto astral e motivadas pela vida, pessoas que tenham condições de servirem de alavanca pessoal e profissionalmente. Rodeie-se de pessoas alto astral.

 

  1. Persiga o sucesso, mas não seja escravo dele.

Conheço muitas pessoas que se tornaram escravas e dependentes de terem uma empresa de sucesso. Pessoas que, pelo sucesso, deixaram suas vidas de lado e, algumas delas até abandonaram a convivência saudável em família.

O sucesso, a meu entender, está na forma como encaramos e construímos nossas vidas. Dinheiro, patrimônio, posição social são atributos comumente ligados às pessoas de sucesso, contudo, não são, necessariamente, atributos de felicidade.

Busque incansavelmente o seu sucesso, porém, leve consigo, os valores que realmente te farão felizes e realizados por aquilo que são e, jamais, por aquilo que tem.

 

Antes de nos despedirmos, diga para mim o que achou do texto. Sua opinião é muito bem-vinda e, com ela, Eu posso melhorar e trazer mais daquilo que realmente você sente que precisa.

Até a próxima.

Alex Ferreira.



Deixe uma resposta