5 dicas para tirar sua empresa do vermelho

Nunca foi tão frequente encontrar empresas passando por dificuldades e, por isso resolvi escrever as 5 dicas para tirar sua empresa do vermelho.

As questões políticas e econômicas que estamos vivendo no Brasil tem afetado diretamente nossas empresas. Milhares delas estão sofrendo dia após dia as consequências destes dilemas.

Outros fatores resultantes disso são condutas mal estruturadas que dificultam ainda mais o gerenciamento das empresas.

Eu listei 5 dicas muito importantes para que você consiga tirar sua empresa do vermelho e, em médio prazo, voltar a ter lucros e prosperidade.

 

  1. Tenha um fluxo de caixa rigoroso

Eu tenho o hábito de falar para meus clientes de consultoria que até o picolé vendido na porta da empresa deve ser registrado no fluxo de caixa. A frequência com que encontramos empresas que não conseguem pagar suas contas em dia por não controlar seus gastos diários é uma enormidade. Grandes empresários dizem que qualquer fortuna foi construída pelo acúmulo de milhares de centavos. Cuide rigorosamente de todo o dinheiro que entra e sai de sua empresa e, no mínimo conseguirá encontrar para onde ele está indo.

 

  1. O dinheiro da empresa não é seu dinheiro

Em teoria, o pequeno empresário é o primeiro a pagar e o último a receber. Delimitar as retiradas pessoais é primordial para evitar a distorção entre o que você retira e aquilo que a empresa suporta que seja retirado pelos sócios. A empresa não pode sangrar para manter retiradas superiores ao que ela suporta. Limite-se.

 

  1. Cuide do seu endividamento com terceiros

Em momentos de crise é quase inevitável que as empresas entrem em endividamento bancário e, quase sempre, esses créditos são tomados de forma inadequada às necessidades reais da empresa e à capacidade de pagamento que elas têm. Como resultados surge o fardo pesado das parcelas bancárias quando não a inadimplência. Negociar bem seus créditos tomados é fundamental para a sobrevivência de sua empresa.

 

  1. Corte tudo o que não for fundamental

Cortes são sempre dolorosos. Corte de pessoal, de dívidas, de supérfluos, estoques elevados, custos inadequados, dentre outros são vitais para o futuro de seu negócio. Todo o dinheiro gasto com o desnecessário, fará falta em algum momento da vida empresarial. Equilibrar gastos é fundamental, cortar é vital em momentos de dificuldades.

 

  1. Seja resiliente

Dizem que é na crise que se cresce. Aproveite o momento de dificuldade para aprender com os erros, para corrigir as rotas, para ter humildade de olhar para aquilo que foi feito e reconhecer que precisa se ajudar e receber ajuda.

A vida empresarial é árdua e, suportar de cabeça erguida as tempestades, nos faz fortes o suficiente para aproveitar felizes a beleza dos dias de sol que virão.

Conta comigo, Eu e minha equipe podemos te ajudar a sair deste lugar incômodo.

Alex Ferreira – 16 3235 2210

Egrégora Consultoria Empresarial.



Deixe uma resposta